Jesus | A mensagem do Coração Parte #5

 Jesus – a mensagem do coração

Autor: Sidney Fernandes*

PARTE 5

As camareiras 

Estudo realizado pelas psicólogas doutoras Alia Crum e Ellen Langer, de Harvard, envolveu 84 camareiras de hotel. As pesquisadoras observaram que o trabalho de rotina que elas realizavam era a quantidade de exercício diário recomendada pela saúde pública, para prevenção de doenças e obtenção de melhor qualidade de vida. Nenhuma das camareiras sabia que a atividade que exerciam traziam os benefícios de uma existência longa e saudável. Algumas participantes não se exercitavam regularmente e outras não faziam nenhum exercício.

Foram divididas em dois grupos, em hotéis diferentes, que, portanto, não se comunicavam. Foi explicado ao primeiro grupo que a atividade delas se relacionava à queima de calorias e disseram que apenas fazendo o seu trabalho já se exercitavam mais do que o suficiente. Essas informações não foram fornecidas às componentes do segundo grupo, também chamado de controle.

Um mês depois, as pesquisadoras descobriram que o primeiro grupo havia perdido em média um quilo, reduzido a porcentagem de gordura corporal e baixado a pressão arterial sistólica em uma média de dez pontos, sem praticar nenhum exercício fora do trabalho ou mudar quaisquer hábitos alimentares. O outro grupo, fazendo o mesmo trabalho que o primeiro, permaneceu praticamente inalterado.

O segredo da produtividade

Pesquisa realizada nos Estados Unidos separou pequeno grupo de funcionários de uma fábrica, buscando novos níveis de produtividade. Criaram sala especial, bem iluminada, com móveis novos, música ambiente e um lanche extra.

Os resultados foram surpreendentes: a produtividade daquele pequeno grupo selecionado atingiu níveis extraordinários. O passo seguinte foi detectar exatamente o fator que havia influenciado o aumento da capacidade de produção.

Retiraram, inicialmente, o lanche extra. Mesmo assim, os níveis de trabalho continuaram os mesmos. A seguir, foram retirando os demais privilégios, até deixarem o novo grupo com as mesmas condições dos demais colegas de trabalho. Mesmo assim, a produtividade alcançada se manteve. 

Depois de muito matutarem, fizeram perguntas aos funcionários do grupo selecionado e descobriram o segredo: cada um deles sentiu-se valorizado perante o grande grupo daquela indústria e se motivou para trabalhar mais e melhor. O fator principal do aumento da produtividade foi a valorização do indivíduo. 

Leia a Parte #06


Comentários