Jesus – A Mensagem do Coração PARTE #6

 Jesus – a mensagem do coração

Sidney Fernandes*

 

 PARTE 6

Espiritualização e saúde

Atitudes, percepções e crenças atuam sobre os nossos corpos. Se a nossa consciência pode ter efeito físico em nosso corpo e saúde, imaginemos se o espírito for alimentado por noções de espiritualidade, que, atraindo espíritos afins, potencializarão esses efeitos e poderão prevenir doenças e viabilizar uma vida melhor...                                

Em palestra ministrada no INCOR – Instituto do Coração de São Paulo, o Doutor Álvaro Avezum falou sobre a espiritualidade no processo da prevenção do adoecimento e como conquistar sobrevida.


— Espiritualidade envolve nossa maneira de reagir a situações desfavoráveis ou adversas da vida. E aí tem indivíduos que perdoam, outros não. Tem indivíduos que têm compaixão, outros não. Tem indivíduos gratos, outros não. O que isso tem a ver com a ciência? É passível de ser avaliado, na ciência, por meio de questionários, disposição ao perdão, gratidão, otimismo, altruísmo e propósitos de vida. Isso tem implicação no aumento de sobrevida. Imagine um indivíduo que não perdoa por meses, anos ou décadas... Todos os dias está bombardeando as artérias, tem vasoconstrição, a artéria fica mais fechada, pode aumentar a formação de coágulos dentro das coronárias, pelo simples processo de não perdoar. O indivíduo que não tem prontidão ao perdão tem mais chances de desenvolver doenças coronárias. Isto é científico.      


“O quê” e “o porquê”

Quando colocamos uma intenção maior por trás do que estamos fazendo, obtemos melhores resultados. Quanto mais aprendemos, mais nos ligamos aos elementos da espiritualidade e mais nos aproximamos de Deus, de Jesus e dos bons espíritos, melhor nos habilitamos à saúde, ao bem-estar, à cura, à sobrevida e à prevenção das doenças.

Richard Simonetti falou sobre esse assunto no primeiro artigo que escreveu, em junho de 1963, publicado pela Revista Reformador, da FEB – Federação Espírita Brasileira, intitulado Medicina pioneira:

— ... muito mais eficiente que prescrever medicamentos para o corpo é cuidar do espírito. Os pacientes deixam seus consultórios com interessantes receitas: integrar-se em instituições de assistência social; parti­cipar de campanhas que visem ao bem-estar da coletividade; re­colher livros ou discos para hospitais e prisões; angariar fundos para instituições socorristas; visitar doentes; atender necessita­dos; adotar órfãos. Esses médicos colocam em prática as lições inesquecíveis de Jesus, que há dois mil anos já ensinava que a fórmula mágica do equilíbrio e da alegria é fazermos ao nosso semelhante o bem que desejaríamos nos fosse feito.             

Comentários